segunda-feira, 14 de março de 2011

Comer Brincando

Atualmente é difícil encontrar crianças que comam bem, aliás, adultos também. Mas a culpa disso não está nas crianças. 

Eu fiz um trabalho quando cursava psicologia e a falta de acompanhamento dos pais na alimentação das crianças pode ser uma das causas.  Ora, já que aprender é uma repetição daquilo que observamos, com comida não seria diferente. Como uma criança vai aprender a comer alface, se os próprios pais não comem. 

A compensação por não estarem presentes também é um dos motivos. A maioria dos pais compensa a sua falta prometendo chocolates, bombons, pirulitos, picolés, nenhum pai oferece uma maçã quando volta do trabalho ou faculdade (admito que eu não ofereço).

Fora o que é oferecido por aí, como fast-food, que virou mania. Inclusive a própria televisão influencia de modo negativo a alimentação. Esse tipo de comida é muito mais chamativa para a criançada e elas estão trocando comida saudável por "junk-food".

Isso tem aumentado o índice de obesidade, diabetes e muitas outras doenças graves nas crianças. Tentando diminuir essas estatísticas, o artista inglês, Mark Northeast, criou vários pratos super divertidos para incentivar as crianças a fazerem uma refeição mais saudável.



Não são fofos? Eu adorei, achei super criativos e divertidos, e alguns não são tão difíceis de fazer. E você mesmo pode inventar o que quiser ou o que for de agrado do seu baby. Eu mesmo, aqui em casa, tenho aquelas forminhas de fazer biscoitinhos, sabe? Aquelas em forma de coração, ursinho, estrela, peixinho. Eu também uso pra dar forma as verduras, nas batatas, cenouras, pepinos, etc.. 

Assim, comer comida saudável vira uma brincadeira e seu filho aprenderá a comer verdurinha sem dar trabalho. 



sábado, 12 de março de 2011

Primeiro Post.

Bom,
Há algum tempo que já vinha pensando em fazer um blog, e hoje, depois de assistir Julie & Julia, decidi finalmente fazer um.

Sempre pensei em falar sobre muitas coisas, artes e comida principalmente, e como estou fazendo gastronomia decidi que este será o meu tema principal. Então com a ajuda de Luna, minha filha de 3 anos, fiz o blog, escolhi o modelo, e tive que colocar algo rosa, caso contrário Luna não aprovaria.

Falando um pouco de gastronomia, não sei se acontece com todos, mas eu estou no 2° período da faculdade, num curso de 4° períodos ao total, e ainda me sinto bem perdida pra ser sincera. Sempre amei comida, cozinhar, inovar e principalmente fazer doces, brigadeiros e chocolates pra ser mais específica, mas da parte de comida realmente, com excessão de uma professora, o resto parece não se importar muito, simplesmente jogam a gente na cozinha, falam durante dez minutos sobre três ou quatro pratos que temos que preparar que no final eu só realmente peguei um. 

Mas essa professora, essa em especial é diferente. De nome difícil, ela consegue deixar a todos hipnotizados, com todo seu conhecimento e que realmente se preocupa em que todos possamos de fato aprender. E aí que percebemos como isso faz a diferença. Com todos seus desenhos horríveis e seus erros de português, na sua paixão e amor, ela faz tudo isso parecer lindo, certo, simplesmente perfeito.

E é essa a paixão que eu quero ter, a da minha professora, Meiga Von Liebig, de Julia Child e minha inspiração para este blog Julie Powell.