Atualmente é difícil encontrar crianças que comam bem, aliás, adultos também. Mas a culpa disso não está nas crianças.
Eu fiz um trabalho quando cursava psicologia e a falta de acompanhamento dos pais na alimentação das crianças pode ser uma das causas. Ora, já que aprender é uma repetição daquilo que observamos, com comida não seria diferente. Como uma criança vai aprender a comer alface, se os próprios pais não comem.
A compensação por não estarem presentes também é um dos motivos. A maioria dos pais compensa a sua falta prometendo chocolates, bombons, pirulitos, picolés, nenhum pai oferece uma maçã quando volta do trabalho ou faculdade (admito que eu não ofereço).
Fora o que é oferecido por aí, como fast-food, que virou mania. Inclusive a própria televisão influencia de modo negativo a alimentação. Esse tipo de comida é muito mais chamativa para a criançada e elas estão trocando comida saudável por "junk-food".
Isso tem aumentado o índice de obesidade, diabetes e muitas outras doenças graves nas crianças. Tentando diminuir essas estatísticas, o artista inglês, Mark Northeast, criou vários pratos super divertidos para incentivar as crianças a fazerem uma refeição mais saudável.
Não são fofos? Eu adorei, achei super criativos e divertidos, e alguns não são tão difíceis de fazer. E você mesmo pode inventar o que quiser ou o que for de agrado do seu baby. Eu mesmo, aqui em casa, tenho aquelas forminhas de fazer biscoitinhos, sabe? Aquelas em forma de coração, ursinho, estrela, peixinho. Eu também uso pra dar forma as verduras, nas batatas, cenouras, pepinos, etc..
Assim, comer comida saudável vira uma brincadeira e seu filho aprenderá a comer verdurinha sem dar trabalho.