sexta-feira, 13 de maio de 2011

Oxente, sou brasileira também!

Tá, eu sei que eu falo sobre comida, mas hoje eu vou falar sobre algo que me deixou muito triste: preconceito. 

Quando eu liguei o computador hoje estava a maior confusão, uns amigos meus tinham deixado alguns posts indignados com um comentário de uma tal Amanda Régis, e fui verificar o que tinha ocorrido. Acontece que essa carioca havia deixado recados no twitter se referindo a nós (nordestinos) como "cambada de feio" e "esse tipo de raça". 



Esse comentário infeliz aconteceu pelo simples fato de que o Flamengo perdeu pro Ceará num jogo de futebol!!! E vale ressaltar que apenas cinco jogadores eram realmente nordestinos. E a Amanda Régis achou pouco insultar o juiz e resolveu xingar todo o povo nordestino! Continuei procurando e quanto mais eu olhava, mais eu achava coisas absurdas e xingamentos sem fundamento algum! 



Fiquei totalmente indignada com o fato dessa moça chamada Patrícia Ferrari dizer "só cabeça chata tá ótimo" como se isso fosse pouco ou melhor do que a Amanda Régis disse, como se minimizando o comentário pra "cabeça chata" fosse deixar de ser racismo ou xenofobia (xenofobia não é apenas discriminação com estrangeiro, mas com pessoas de uma região ou cultura distinta daquela que as julgam)! Essa outra debaixo, Aline Gueiros, apagou esse comentário e agora jura que nunca diria nada do tipo! Eu gosto de acreditar que existe algo bom em todo mundo, que todo mundo erra, e que todo mundo pode mudar! Sem falar que, pra quem nos julga como pessoas que não sabem de muita coisa, eles deviam pelo menos escrever corretamente, como "vim AO twitter", pq ele não veio montado no twitter, e "os nordestinos SÃO..." e deveria ser "acham que SABEM...". Pra pessoas que sabem tão mais que nós, o português de lá deve ter se perdido.

Quando vi esses tristes comentários onde um povo inteiro foi taxado de feio e cabeça chata, fiquei tão abismada que esperava que as pessoas que os deixaram fossem realmente belezas gregas, praticamente perfeições da natureza e que nunca houvesse visto nada igual, mas confesso que fiquei realmente decepcionada com a normalidade das(os) autoras(es) de tais afirmações ou calunias! Pessoas imperfeitas, que vejo todos os dias, com os cabelos tingidos, super maquiadas e produzidas pra fotos, que vejo sempre nos shoppings e baladas das noites, nada muito fora do COMUM! 

Bom, eu realmente não entendo o que leva alguém a pensar assim, minha conclusão é que tais pessoas devem ser demasiadamente egoístas, egocêntricas e ignorantes (a falta de conhecimento de algo diferente) para achar que nós somos menos que eles porque somos do Nordeste, porque falamos diferente, porque a maioria de nós tem a aparência diferente, e porque temos opiniões diferentes das deles, como no caso da estudante de direito que mandou afogar os nordestinos porque nas eleições a maioria do Nordeste votou em Dilma, não sabendo ela que isso não aconteceu apenas aqui.

Não sei se essas pessoas, volto a repetir, ignorantes sabem, mas a nossa aparência é resultado de tudo o que o Brasil sofreu com a exploração dos portugueses, trazendo e escravizando os negros e índios (que aconteceu principalmente em nossa região), que na minha cabeça, essas pessoas devem ter achado todo esse processo muito engraçado, pois não consigo imaginar como alguém que tenha esse preconceito com nordestino, possa afirmar que é contra o racismo contra o negro. E ainda para insultar milhões de pessoas que não escolhem a aparência que tem e sem sequer conhecê-las, isso pra mim sim é desprezível, ou "nojento", como a Aline Gueiros disse.

No período colonial, o Nordeste era o lugar mais rico do país, mas com a exploração e a seca, veio a fome e a falta de emprego, que gerou imigração e hoje esse é o resultado. Infelizmente, o que muitos não vêem é que somos uma nação, todos brasileiros, mas acima de tudo isso, somos todos seres humanos, não importa qual sua cor, de onde você é, o seu sexo, nem o seu nome, todos sentimos, sofremos, precisamos das mesmas coisas para sobreviver e precisamos uns dos outros se queremos que essa situação mude, o mundo mude. Num mundo onde tem pessoas que não tem o que comer, algumas pessoas ainda acham que tem o direito de serem más umas com as outras. 

Deveríamos ter vergonha de no nosso país existir gente como vocês (que sei que são muito mais do que essas meninas, sim porque não as chamaria de mulheres), é esse tipo de mente que faz o nosso país ficar estancado, parado! Para o país evoluir, o papa poderia ser o presidente, mas não mudaria se as pessoas que vivem nele não mudarem! Se cada um de nós fizer a sua parte, o todo será muito melhor! 

Tenho ORGULHO DE SER NORDETISNA! 

Site para denunciar essas pessoas: safernet.

3 comentários:

  1. Ótimo texto Deborah.
    Sou paraibano morando em Juiz de Fora e percebi aqui que a imagem do Nordeste, apesar de ter melhorado muito, ainda é muito negativa. Colegas de meu filho na escola perguntaram: "Como é tua cidade? É como um deserto?" Isso na maior inocência (ou ignorância herdada). Eu cheguei a ouvir de um colega de trabalho: "você quer que o cara da Paraíba acompanhe o nível mental dos mineiros". Isso é culpa da classe política que usava a pobreza de algumas regiões do NE como moeda de troca por recursos que sempre eram desviados. Mas, cabe a nós que temos orgulho de ser nordestinos mostrar o melhor de nossa região maravilhosa pro resto do Brasil.
    Um grande abraço!

    ResponderExcluir
  2. Realmente é lamentavel ver o quanto o ser humano pode ser tão imundo em se tratando de preconceito, é triste, mais com tudo isso o nosso orgulho de ser NORDESTINO só aumenta !!!

    ResponderExcluir